Escolha uma categoria

Como adicionar categorias específicas nos Widgets WordPress

Salve povo! Volta e meia precisamos mostrar uma lista de posts recentes de uma determinada categoria no WordPress, mas o WP tem apenas o Widget Posts Recentes, o que inclui posts de todas as categorias, e muitas vezes não ajuda muito. Então, vou ensinar abaixo como listar apenas uma determinada categoria, usando o plugin PHP Code Widget.

Como adicionar categorias específicas nos Widgets WordPress

Primeiramente, você vai precisar instalar o plugin PHP Code Widget

Com este plugin, você pode inserir Widgets com codigo PHP no seu site. Logo, você pode fazer simplesmente QUALQUER COISA com este plugin.

Depois do plugin instalado, vá para a página de plugins (aparência -> widgets) e arraste o box PHP Code para a área onde deseja que apareça a listagem de posts da categoria X.

Então insira o seguinte código:

<ul> <?php $recent = new WP_Query("cat=1&showposts=10"); while($recent->have_posts()) : $recent->the_post();?> <li><a href="<?php the_permalink(); ?>"><?php the_title(); ?></a></li> <?php endwhile; ?> </ul>

Repare que:

Veja que cada categoria possui um ID. Neste caso utilizamos a categoria cat=1, você pode alterar para a categoria desejada.

Se você não sabe o número da categoria que quer utilizar, é simples: no painel do seu WordPress, vá em Posts -> Categorias -> Clique com o botão direito sobre a categoria desejada e cole em algum lugar.

No link você verá o ID da categoria. Veja este exemplo, aqui do site mesmo: http://www.sergioronei.com.br/[…]&tag_ID=6

Se você quiser adicionar múltiplas categorias, basta você inserir virgulas entre cada uma delas, por exemplo: cat=1,4,6,9&showposts=7

Repare também que:

Você pode limitar o número de posts a exibir, geralmente utiliza-se números de 5 a 10. Para definir de acordo com o que você precisa, basta mudar o showposts=10 sendo 10 o número de posts a serem exibidos.

 

Facil né?! Se tiver dificuldades deixe um comentário ou envie um e-mail para sergioronei [@] gmail [ponto] com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*